PERFORMANCE

"COLETIVO CORPO URBANO"

“NO PALCO, COMO NA RUA, O PANO CAI. E O FIM, SABE O CORPO, É HORIZONTE QUE LIBERTA. O LIMITE É CONDIÇÃO DE COMEÇO, DE POSSIBILIDADE. PARA AQUELA QUE DANÇA, A OBEDIÊNCIA AOS LIMITES DO SEU CORPO NÃO É ESCRAVATURA, MAS O PRINCIPIO DE LIBERTAÇÃO. NESSE CORPO-LIMITE VULNERÁVEL CRIA DESENHOS QUE SÃO NASCIMENTO DE OUTRO MODO DE HABITAR E SE ORIENTAR NO MUNDO, QUE PROVOCAM UM DESLOCAMENTO DE PONTO DE VISTA. UMA SAÍDA.” PAULO PIRES DO VALE

O PROJETO CORPO URBANO NASCE DA IDEIA DE REGISTRAR A RELAÇÃO DO CORPO COM A CIDADE ATRAVÉS DE PERFORMANCES DE DANÇA. ALÉM DO ENSAIO, QUE É AO MESMO TEMPO, PROCESSO E PRODUTO, O PROJETO NÃO SE LIMITA A FINALIDADE ESTÉTICA E VISUAL. COMO MANIFESTO, IMPACTA A TODOS QUE VIVEM NA CIDADE PROTAGONIZANDO AS QUESTÕES COTIDIANAS E CONVIVENDO COM OS CONTRASTES MARCANTES DESSE AMBIENTE, POR VEZES TÃO HOSTIL E INÓSPITO. CORPO URBANO QUER PROVOCAR INQUIETUDES, REFLEXÕES E ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE CIDADANIA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CONDICIONAMENTO, VIOLÊNCIA, CULTURA, AMBIENTE, LIMITES DO CORPO E DO ESPAÇO.

COMO O RITMO DA CIDADE NOS IMPÕE UM JEITO DE “DANÇAR A VIDA”? COMO ESTABELECEMOS UMA RELAÇÃO COM ESSE AMBIENTE CHEIO DE DESEQUILÍBRIOS, CONTRASTES, DUREZAS, DIVERSIDADE, DESAFIOS E DESAFINOS? COMO SENTIMOS O CAOS PULSAR EM NÓS? COMO NOS TRANSFORMAMOS PARTE DO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS E NOS MISTURAMOS AO CENÁRIO, NOS ADAPTANDO A REALIDADE QUE CONSTRUÍMOS? COMO NOS MOVIMENTAMOS E EXISTIMOS NO URBANO E PRIVADO, NO COLETIVO E INDIVIDUAL, NESSE LUGAR QUE É PALCO DE TANTAS SITUAÇÕES?

A CONCEPÇÃO DO PROJETO É DE AUTORIA DA BAILARINA RENATA AFONSO VIELLAS E DO FOTÓGRAFO E ARTISTA VISUAL SERGIO CADDAH.

CRÉDITOS: @PROJETOCORPOURBANOFACEBOOK.COM/PROJETOCORPOURBANO

CONCEPÇÃO: RENATA AFONSO VIELLAS E SERGIO CADDAH | COREOGRAFIAS E INTERVENÇÕES: RENATA AFONSO VIELLAS | DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: SERGIO CADDAH | PODUÇÃO DE MODA E STYLING: MARQUINHOS CHEVEREK, MILTON FUCCI E JAY BOGGO | BELEZA: CAIO COSTA | ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: SILAS AGUIAR | ANJO DA GUARDA: URSO (IN MEMORIAN)