PERFORMANCE

"COLETIVO CORPO URBANO"

“No palco, como na rua, o pano cai. E o fim, sabe o corpo, é horizonte que liberta. O limite é condição de começo,
de possibilidade. Para aquela que dança, a obediência aos limites do seu corpo não é escravatura, mas o principio de libertação. Nesse corpo-limite vulnerável cria desenhos que são nascimento de outro modo de habitar e se orientar no mundo, que provocam um deslocamento de ponto de vista. Uma saída.” Paulo Pires do Vale


O Projeto Corpo Urbano nasce da ideia de registrar a relação do corpo com a cidade através de performances de dança. Além do ensaio, que é ao mesmo tempo, processo e produto, o projeto não se limita a finalidade estética e visual. Como manifesto, impacta a todos que vivem na cidade protagonizando as questões cotidianas e convivendo com os contrastes marcantes desse ambiente, por vezes tão hostil e inóspito. Corpo Urbano quer provocar inquietudes, reflexões e alguns questionamentos sobre cidadania, liberdade de expressão, condicionamento, violência, cultura, ambiente, limites do corpo e do espaço.


Como o ritmo da cidade nos impõe um jeito de “dançar a vida”? Como estabelecemos uma relação com esse ambiente cheio de desequilíbrios, contrastes, durezas, diversidade, desafios e desafinos? Como sentimos o caos pulsar em nós? Como nos transformamos parte do ambiente em que vivemos e nos misturamos ao cenário, nos adaptando a realidade que construímos? Como nos movimentamos e existimos no urbano e privado, no coletivo e individual, nesse lugar que é palco de tantas situações?


A Concepção do projeto é de autoria da bailarina Renata Afonso Viellas e do fotógrafo e artista visual Sergio Caddah.


CRÉDITOS: @projetocorpourbanofacebook.com/projetocorpourbano

Concepção: Renata Afonso Viellas e Sergio Caddah | Coreografias e Intervenções: Renata Afonso Viellas | Direção de Fotografia: Sergio Caddah | Podução de Moda e Styling: Marquinhos Cheverek, Milton Fucci e Jay Boggo | Beleza: Caio Costa | Assistente de Fotografia: Silas Aguiar | Anjo da Guarda: Urso (in memorian)